Citação Indireta: veja como fazer, normas ABNT, exemplos e dicas importantes

A forma mais utilizada para se mencionar outro autor em seus trabalhos é a citação indireta. Ou seja, você deve interpretar o que foi dito por outro pesquisador, de forma a embasar o seu trabalho.

As citações são de extrema importância para o desenvolvimento de um trabalho. Pois, é através delas que você desenvolverá sua tese.

Para isso, você pode concordar ou negar algumas citações, sempre demonstrando, de forma científica, o motivo para o seu posicionamento.

Precisando de um TCC pronto?

Precisa formatar seu trabalho?

Serviço de escrita de Resumo

Serviço de escrita de dissertação

Fazemos seu trabalho de pesquisa

Serviços de edição e revisão

Apesar de parecer complicado e assustar muitos estudantes, fazer uma citação indireta é bem simples. Continue lendo e confira nossas dicas!

O que é citação?

Desde já, você deve entender o que é citação, quais são seus tipos e para que servem. Em resumo, você deve utilizar pensamentos e teses de outros autores para afirmar ou negar seu texto.

Sendo assim, há duas maneiras para se inserir uma citação em seu texto: de forma direta ou indireta. Apesar do principal tema desse artigo ser a segunda forma, vamos pincelar sobre a citação direta.

Citação direta

Uma citação direta envolve a menção do trecho de outro autor na íntegra. Ou seja, você vai simplesmente copiar o que foi dito por outra pessoa.

Porém existe a maneira correta para que isso seja feito e você não seja acusado de plágio. Depois de citar a frase, dê os devidos créditos ao autor (cite seu sobrenome, o ano e a página do texto original).

A citação direta – e apenas ela – pode, ainda, ser classificada como curta ou longa. No segundo caso, o trecho apresentará mais de 3 linhas e deve ser formatado de uma forma especial.

Para ilustrar o que foi dito, observe o trecho do artigo “Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto n0 5.626/05”, de Ana Claudia Balieiro Lodi (2013):

exemplo direta curta

Confira mais sobre os detalhes para se fazer uma citação direta clicando aqui.

Citação indireta

A citação indireta também envolve um pensamento de outro autor. Porém, você não vai inseri-lo na íntegra em seu texto. Diferença entre Citação Direta e Indireta

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Serviço de Escrita

Escrita de Dissertação

Trabalho de Pesquisa

Serviços para Teses

Edição e Revisão

Serviço de TCC Pronto

Dessa forma, você terá de alterar o trecho do autor e isso pode ocorrer das seguintes formas:

De novo, perceba como Ana Claudia Balieiro Lodi fez o uso da citação indireta em seu artigo:

exemplo indireta citação

Antes de tudo, lembre-se da formatação básica

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) padroniza uma série de produções do país. Dessa maneira, qualquer produto brasileiro se destaca em relação a outros. Portanto, é daí que vem sua importância.

Logo, os trabalhos acadêmicos devem ser formatados seguindo as normas ABNT. Sabendo disso, sempre que for iniciar um texto acadêmico, ajuste seu documento no Word de acordo com as normas.

De maneira simples, as páginas devem estar configuradas da seguinte maneira:

  • Margem superior: 3 cm;
  • Margem inferior: 2 cm;
  • Margem esquerda: 3 cm;
  • Margem direita: 2 cm;
  • Número de página: no cabeçalho, à direita;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Tipo de texto: justificado;
  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 cm;
  • Título da página (“Introdução”, “Desenvolvimento”, etc.): letra maiúscula, em negrito e centralizado;
  • Corpo do texto: letras maiúsculas apenas no início da frase, ou em nomes próprios. Além disso, não deve haver negrito ou qualquer outra característica* na fonte.

* Contudo, existem expressões em línguas estrangeiras que não possuem tradução para o português. Sendo assim, elas devem ser diferenciadas em itálico.

Regimentos internos

Da mesma maneira a ABNT, algumas universidades possuem regras internas que devem ser seguidas por seu corpo acadêmico. De qualquer forma, a intenção é a mesma: padronizar as produções.

Porém, são poucas as mudanças em comparação à ABNT. Por exemplo, existem Universidades em que a numeração da página deve aparecer na parte do rodapé.

Sendo assim, verifique se sua instituição de ensino possui um manual interno para a confecção de trabalhos. Caso contrário, utilize apenas as normas ABNT.

Quando usar a citação indireta?

As citações indiretas são bem vindas durante todo o seu trabalho, da introdução à conclusão. Porém, elas devem aparecer com muito mais frequência durante a revisão de literatura.

Portanto, escolha autores e textos com atenção, pois eles serão analisados pelos leitores e, principalmente, por sua banca examinadora.

Como fazer citação indireta?

Apesar de ser simples, é muito importante que você tenha atenção nesse tópico. Lembre-se de ter cuidado na escolha de suas palavras, pois elas podem alterar o que foi dito por outro autor.

Portanto, se você não conseguir parafrasear um trecho, opte por fazer uma citação direta. Principalmente quando ele for um clássico ou de muita importância em seu meio.

Como exemplo, selecionamos dois trechos do artigo “Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções”, de Rosilei Ferrarini e colaboradores (2019):

exemplos citação indireta
exemplo de citação indireta em TCC

Essa passagem poderia ser citada de forma indireta da seguinte maneira:

A aprendizagem ativa faz com que o alune busque conhecimento através de pesquisas e entenda o tema de forma individual. (FERRARINI, R. et al, 2019).

outro exemplo de citação indireta em TCC

O nome dos autores também pode ser colocado à frente, como no exemplo:

Ferrarini, R. et al, 2019, afirmam que há diversidade entre as metodologias ativas, que se diferem em relação ao aproveitamento por alunos e professores.

Observe, portanto, que em nenhum dos exemplos de citação indireta o sentido do trecho original foi mudado. Isso é muito importante para que a sua referência seja válida.

Sendo assim, não há uma única forma de se fazer uma citação indireta. O modo com que ela será escrita depende do estilo de cada autor.

Fonte: Canal Trilhas na Pós-Graduação

Exemplos de Citação Indireta

exemplo de citação indireta
exemplos de citação indireta
exemplo 3 de citação indireta em TCC
modelo de citação indireta

Como colocar a citação indireta nas referências?

As citações devem receber suas devidas referências durante o texto e nas páginas destinadas a isso. Portanto, dividimos os tópicos e daremos exemplos.

Durante o texto

Todos os pensamentos, teses e afirmações retirados de outras obras devem ser identificados. Portanto, você deve utilizar o nome do autor e o ano da publicação antes ou após os trechos em questão.

Atente-se para as seguintes regras:

  • Obras com dois autores: cite ambos os nomes;
  • Obras com três ou mais autores: cite o primeiro nome e adicione o termo et al, que significa “e colaboradores”.

Nas páginas finais

A ABNT exige que todos os trabalhos acadêmicos tenham uma lista de referências ao final. Sendo assim, todos os textos utilizados para a sua tese devem estar presentes nessas páginas. Diferença entre Citação e Referência

Além disso, cada referência deve ser inserida de uma maneira, que varia de acordo com o meio em que foi retirada (periódicos, jornais, revistas, etc.).

Em relação às duas referências utilizadas nesse artigo, elas são padronizadas segundo a ABNT como:

  • LODI, A. C. B. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto n0 5.626/05. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49-63, jan./mar. 2013.
  • FERRARINI, R., SAHEB, D., TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 52, p. 1-30, e- 15762, abr./jun. 2019.