Citação Direta Curta: ABNT, exemplo, dicas e como fazer corretamente

A citação direta curta faz parte do processo de confecção de um trabalho acadêmico. Esse, por sua vez, deve contar com uma série de referências. Nesse sentido, existem duas formas de se citar uma informação importante.

Em outras palavras, você pode citar um autor de forma direta ou indireta. Além disso, essa primeira maneira de se citar pode ser curta ou longa. Porém, nesse artigo trataremos apenas sobre a citação direta curta.

Da mesma forma, possuímos artigos sobre as citações direta, indireta e indireta curta. Clique sobre cada uma das palavras para acessá-los!

O que é citação?

Uma citação nada mais é que a menção de uma informação, dada por outro autor, em seu texto. Dessa forma, a maioria dos textos existentes são baseados em citações (informações) retiradas de outros.

Em resumo, existem 2 formas de se fazer uma citação: direta e indireta.

Se você optar por transcrever, na íntegra, as palavras do outro autor, a citação é direta. Porém, caso exponha a sua interpretação sobre o que foi escrito por outra pessoa, a citação é indireta. Diferença entre Citação Direta e Indireta

Exemplos de citações

Para ilustrar o que foi dito, vamos considerar a famosa frase de Carl Jung sobre as ciências da saúde:

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Por si só, esse exemplo já é uma citação direta. Porém, de acordo com o que foi dito, existe outra maneira para se realizar esse tipo de citação:

Pois, como dizia Carl Jung, “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Sob o mesmo ponto de vista, uma das maneiras de citar de forma indireta a mesma frase é:

Como afirmou Carl Jung, você deve conhecer e dominar as teorias e técnicas. Porém, não se esqueça que é apenas uma alma humana, no momento em que cuidar de outra.

Precisando de um TCC pronto?

Precisa formatar seu trabalho?

Serviço de escrita de Resumo

Serviço de escrita de dissertação

Fazemos seu trabalho de pesquisa

Serviços de edição e revisão

exemplo 1 de citação direta curta
citação direta curta exemplo
citar de forma direta curta
modelo de citação direta curta

Citações diretas curtas e longas

A ABNT determina que uma citação curta não deve ter mais que 3 linhas. Essas linhas são contadas quando o documento está formatado conforme a determinação, que é detalhada nas próximas linhas.

Além disso, apenas a citação direta possui essa subdivisão. Sendo assim, o que difere as citações diretas curtas e longas é o tamanho de cada uma delas. Diferença entre Citação Direta Curta e Longa: exemplos, ABNT e dicas

Antes de tudo, lembre-se da formatação básica

De modo a contextualizar, saiba que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) padroniza uma série de produções do país.

Dessa maneira, qualquer produto brasileiro se destaca em relação a outros. Portanto, os trabalhos acadêmicos devem ser formatados seguindo as normas ABNT.

Sabendo disso, sempre que for iniciar o seu texto acadêmico, ajuste a página do Word de acordo com as exigências. De forma direta, o documento deve estar configurado da seguinte maneira:

  • Margem superior: 3 cm;
  • Margem inferior: 2 cm;
  • Margem esquerda: 3 cm;
  • Margem direita: 2 cm;
  • Número de página: no cabeçalho, à direita;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Tipo de texto: justificado;
  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 cm;
  • Título da página (“Introdução”, “Desenvolvimento”, etc.): letra maiúscula, em negrito e centralizado;
  • Corpo do texto: letras maiúsculas apenas no início da frase, ou em nomes próprios. Além disso, não deve haver negrito ou qualquer outra característica* na fonte.

* Por outro lado, as expressões em línguas estrangeiras que não possuem tradução para o português, devem ser destacadas em itálico.

Regimentos internos

Bem como a ABNT, algumas instituições possuem normas internas que devem ser seguidas por seus alunos. A intenção é a mesma: padronizar as produções.

Na verdade, são poucas as mudanças em comparação à ABNT. Por exemplo, existem Universidades em que a numeração da página deve aparecer na parte do rodapé.

Logo, verifique se sua instituição de ensino possui um manual interno para a confecção de trabalhos. Se não, utilize apenas as normas ABNT.

Quando usar a citação direta curta?

De forma resumida, sempre que possível! Pois um bom texto se constrói em cima de outros sobre o mesmo tema. Principalmente quando se fala sobre a ciência, que trabalha com teses refutando ou confirmando umas às outras.

Porém, fique atento! Não é qualquer autor e citação que devem – e merecem! – estar presentes em seu texto.

Antes de iniciar a construção dos parágrafos, faça uma pesquisa e selecione os artigos mais relevantes sobre o tema. Logo depois, confira um a um para reafirmar sua escolha.

*Vídeo do canal Ardinete Rover

Como usar a citação direta curta?

Sempre que a informação relevante ocupar menos de 3 linhas, você fará o uso de uma citação direta curta. Dessa forma, a ideia de outro autor fará parte de seu texto de forma contínua.

Como exemplo, podemos considerar uma frase escrita por Machado de Assis em 1899, no clássico Dom Casmurro:

“Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem.”

Em síntese, existem duas maneiras para se fazer uma citação curta dessa frase. Uma delas é contextualizando o que será dito, enquanto a outra é a citação “crua” da frase. Observe os exemplos citados, respectivamente:

  • Como já afirmava Machado de Assis, por meio de seu personagem Dom Casmurro (1899), “Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem.”
  • “Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem.” (ASSIS, J. M. M., 1899).

Do mesmo modo, observe, agora, uma citação direta curta do artigo “Perfil do professor da Educação Básica”:

“É importante estudar as mudanças no perfil do professor e entender o quanto a imagem que se tem desse profissional corresponde à situação real da profissão.”

Observe, portanto, as duas formas de se realizar a citação direta curta:

  • As pesquisas na área são relevantes pois, como dizia Carvalho, M. R. V., 2018, p. 62, “é importante estudar as mudanças no perfil do professor e entender o quanto a imagem que se tem desse profissional corresponde à situação real da profissão.”
  • “É importante estudar as mudanças no perfil do professor e entender o quanto a imagem que se tem desse profissional corresponde à situação real da profissão.” (CARVALHO, M. R. V., 2018, p. 62)

Por fim, veja que há uma diferença entre as duas citações: a menção do número da página. No caso da citação direta curta, esse item não é obrigatório.

Porém, se você tiver acesso a essa informação, coloque no texto. Tenha certeza de que seu trabalho ficará ainda mais profissional!

Por outro lado, existem informações obrigatórias para se fazer uma citação direta curta:

  • Último sobrenome e iniciais do nome do autor, nessa ordem: ASSIS, J. M. M.;
  • Ano de publicação da obra;
  • Aspas, para reafirmar que a citação foi realizada na íntegra, de maneira direta.

Como referenciar a citação direta curta?

As referências da citação direta curta devem constar na lista destinada a esse fim. Ou seja, você deve citar as normas da ABNT. Diferença entre Citação e Referência

Nosso Blog também possui um artigo direcionado à forma correta de se fazer as referências bibliográficas. Porém, de forma rápida, considere os dois exemplos do tópico anterior:

  • Referência bibliográfica de livro: ASSIS, J. M. M. Dom Casmurro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Garnier, 1899.
  • Referência bibliográfica de artigo científico, publicado em um periódico: CARVALHO, M. R. V. Perfil do Professor Da Educação Básica. Inep: Série Documental – Relatos de Pesquisa. Brasília, v. 41, p. 62, 2018.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Serviço de Escrita

Escrita de Dissertação

Trabalho de Pesquisa

Serviços para Teses

Edição e Revisão

Serviço de TCC Pronto