Et Al | exemplos, como usar, quando usar, ABNT e nossas dicas

Et al. pode parecer uma expressão bem estranha para quem não tem familiaridade com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT); No entanto, é uma expressão bastante comum.

Caso você não saiba o que é Et al. ou tenha dificuldades para usar, fique por aqui. Esclareça tudo sobre o Et al.! Op. Cit.: Veja como e quando usar, normas ABNT e exemplos

O que significa a expressão Et al.

De acordo com o que já fora mencionado, Et al. é uma expressão que segue as normatizações da ABNT e é obrigatória em alguns casos.

Et al. se trata da abreviação de outra expressão “et aliae” – que vem do latim. Et al.  significa “e outros” ou então “e outras”.

Além disso:

  • et alia (neutro plural)
  • et alii (“e outros”, masculino plural)
  • et aliae (“e outras”, feminino plural)

Quando precisamos usar a expressão Et al.

Bem, a expressão Et al. deve ser usada em Citações ou Referências Bibliográficas (Bibliografia). No caso, como o seu significado já explica, indica que uma citação ou uma obra possui mais de 3 autores ou 3 fontes.

Se voltarmos na questão das Citações e das Referências Bibliográficas, quando uma obra expressa em um trabalho acadêmico – de acordo com a ABNT – possui 1, 2 ou 3 autores ou 3 fontes é preciso citar todos estes. No caso, o sobrenome.

Mas, a fim de dar fluidez ao texto do trabalho, quando uma obra possui mais de 3 autores ou fonte, a formatação é alterada e o Et al. é usado. Veja:

Cita-se apenas 1 dos autores de uma obra, em seguida usa-se a expressa Et al. – indicando, assim, que há mais autores ou fontes responsáveis por tal ideia.

Portanto, em resumo:

  • 1 autor (SOBRENOME, Nome, ano)
  • 2 autores (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano)
  • 3 autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome;

SOBRENOME, Nome, ano)

  • 4 ou mais autores (SOBRENOME, Nome, et al., ano)
*Vídeo retirado do Canal Felipe Gomes

Exemplos do uso de Et al.

Atenção

Vale destacar que de acordo com a atualização da ABNT (NBR 6023), do ano de 2018, a expressão Et al. deve vir grafada em Itálico. Mas, como a modificação é relativamente recente alguns institutos consideram o Et al. sem itálico.

Precisando de um TCC pronto?

Precisa formatar seu trabalho?

Serviço de escrita de Resumo

Serviço de escrita de dissertação

Fazemos seu trabalho de pesquisa

Serviços de edição e revisão

Tudo irá depender da instituição a qual o trabalho científico ou acadêmico é submetido. No entanto, como a atualização já existe é preferível seguir, grafando a expressão em itálico. APUD: como usar, ABNT, quando usar e exemplos

Citação

O Et al. é usado em Citações Diretas Curtas e Citações Diretas Longas. Além disso, em Citações Indiretas

Veja os exemplos:

Conforme aponta SILVA et al. (2005), a trajetória da entidade é marcada pela reprodução da repressão e da ideologia controladora do Estado.

Ou:

“Obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real” (SANTOS et al., 2006, P. 19).

Ou:

Driko et al. (1984, p.17) comenta sobre a prática administrativa afirmando que:

“A administração é exercício, não ciência. A esse respeito, ela pode comparar-se com a medicina, a advocacia e a engenharia. Não é conhecimento, mas desempenho. Além disso, não representa a aplicação do bom senso, ou da liderança, menos ainda da manipulação financeira. Seu exercício baseia-se no conhecimento e na responsabilidade.”

Mais exemplos de Et Al

Exemplo de Et Al em gráficos, figuras e imagens
exemplo de et al
exemplo 2 de et al no tcc
exemplo de et al citação
exemplo citação direta longa et al

Referências Bibliográficas / Bibliografia usando Et Al

JOSÉ, J. et al. Um framework transicional de comparadores de strings em modelos orientados a objetos: uma experiência em curso de especialização, Computação Paralela, Recife, v. 2, n. 1, jan. 2015.

Ou:

FERNANDES, A. et alConstituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília: IPEA, 1994.

Ou:

HENRIQUES, et al. O editor de texto que formata o seu trabalho automaticamente nas normas da ABNT. Florianópolis: Editora, 2019.

Sobre a ABNT

Agora que já sabemos sobre como usar o Et al. e tudo sobre essa expressão, vamos falar mais sobre a ABNT

Vale ressaltar que a ABNT foi fundada no dia 28 de setembro de 1940. É uma associação com reconhecimento dos órgãos federais.

Além disso, se trata de uma entidade privada e não estatal, como muita gente pensa – e não tem fins lucrativos.

A ABNT também é uma associação membro da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização – ISO), da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização – AMN) e da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas – Copant). Ainda, da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional – IEC) – associações reconhecidas internacionalmente.

Conforme já mencionado a ABNT é a principal entidade que elabora as normas técnicas de trabalhos e pesquisas brasileiras. Para isso, conta com comitês, como os Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e as Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).

A partir do ano de 1950, a ABNT passou a atuar também na avaliação e na certificação de produtos e de  sistemas, assim como rotulagem ambiental.

A ABNT atua em conjunto com a sociedade e todas as esferas governamentais do país.

Para isso, a ANBT tem Missão, Visão e Valores. Veja:

A ABNT visa prover a sociedade brasileira de conhecimentos. Isto por meio de normas e avaliações. Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento tecnológico e científico brasileiro, junto a proteção da defesa do consumidor e do meio ambiente – rumo à inovação.

 Tem a visão de se basear em premissas, como ser o Foro Nacional de Normalização – que está previsto no Sistema Brasileiro de Normalização (SBN). Além de ter compromisso com o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

Também, ser o representante do país em foros sub-regionais, regionais e internacionais de pesquisa

Por fim, valores, visando à atuação de forma ética e isenta, a fim de garantir a participação da sociedade brasileira. Além de orientar a atuação conforme as políticas nacionais governamentais de desenvolvimento. Isso, com objetivos de contribuir e estimular o avanço e o desenvolvimento em todas as áreas de atuação da pesquisa e da ciência.

A ABNT também oferece cursos, palestras e certificações. Conta com associados que podem propor melhorias e modificações.

Ainda é possível adquirir publicações da editora própria da Associação, com temas sobre as normas científicas, pesquisas qualitativas e quantitativas da produção científica e tecnológica do país. Além de promover palestras, simpósios, debates, entre outros meios de articulação e comunicação com a sociedade brasileira.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Serviço de Escrita

Escrita de Dissertação

Trabalho de Pesquisa

Serviços para Teses

Edição e Revisão

Serviço de TCC Pronto