Veja como Citar um Vídeo do Youtube no seu Trabalho Acadêmico

Na atualidade, os trabalhos acadêmicos possuem uma gama de possibilidades de referências. Por exemplo, você pode citar um vídeo do Youtube para fundamentar o seu posicionamento.

Em teses e pesquisas, as citações possuem extrema importância para que o conteúdo fique embasado. Contudo, isso não significa que você deverá concordar com o que foi exposto.

Sendo assim, escolha citar um vídeo no Youtube e qual será a sua opinião sobre ele: negar ou aprovar. De qualquer maneira, exponha o seu ponto de vista e apresente provas para tal.

Precisando de um TCC pronto?

Precisa formatar seu trabalho?

Serviço de escrita de Resumo

Serviço de escrita de dissertação

Fazemos seu trabalho de pesquisa

Serviços de edição e revisão

O que é citação?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba o que é uma citação. De forma clara, isso significa que você colocará, em seu trabalho, frases e pensamentos de outros autores.

Sendo assim, existem duas formas de se fazer uma citação: direta ou indireta.

Citação direta

Essa é a forma em que você vai escrever, na íntegra, o que foi dito por outro autor. Sendo assim, a frase deve ser copiada e colada da forma como está no texto original. Diferença entre Citação Direta Curta e Longa: exemplos, ABNT e dicas

Para que você não seja acusado de plágio, lembre-se de colocar o trecho em aspas. Ao final, você também deve citar o autor, o ano e a página da obra em que você extraiu o período.

Além disso, saiba que a citação direta pode ser curta ou longa. O que vai determinar essa classificação é a quantidade de linhas que o trecho possui. Dessa forma, frases com mais de 3 linhas são consideradas citações diretas longas.

Como exemplo de uma citação direta curta, podemos observar um trecho do artigo “Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto n0 5.626/05”, de Ana Claudia Balieiro Lodi (2013):

modelo de citação curta

Citação indireta

Outra forma para que você possa citar um autor importante em seu texto é a citação indireta. Nela, você poderá interpretar ou alterar o texto.

É claro que, para se fazer uma citação indireta, você não pode fazer com que o sentido do trecho mude. Portanto, fique atento e escolha bem as palavras! Diferença entre Citação Direta e Indireta

Além disso, a citação indireta também deve estar acompanhada de suas devidas referências (nome do autor e ano da publicação). Ao contrário da citação direta, esse modelo não possui a necessidade de levar a página da qual o trecho foi extraído.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Serviço de Escrita

Escrita de Dissertação

Trabalho de Pesquisa

Serviços para Teses

Edição e Revisão

Serviço de TCC Pronto

Mais uma vez, vamos observar como Ana Claudia Balieiro Lodi fez o uso da citação indireta em seu artigo. Para isso, preste atenção na imagem:

modelo de citação indireta

De antemão, lembre-se da formatação básica

Por vezes, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) padroniza uma série de produções do Brasil. Dessa forma, qualquer produto brasileiro se destaca em relação aos de outros países.

De maneira idêntica ao que foi apresentado, os trabalhos acadêmicos devem ser formatados segundo as normas ABNT.

Logo, sempre que for iniciar o seu texto acadêmico, configure a página do Word de acordo com as regras. Ou seja, o documento deve estar formatado da seguinte maneira:

  • Margem superior: 3 cm;
  • Margem inferior: 2 cm;
  • Margem esquerda: 3 cm;
  • Margem direita: 2 cm;
  • Número de página: no cabeçalho, à direita;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Tipo de texto: justificado;
  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 cm;
  • Título da página (“Introdução”, “Desenvolvimento”, etc.): letra maiúscula, em negrito e centralizado;
  • Corpo do texto: letras maiúsculas apenas no início da frase, ou em nomes próprios. Além disso, não deve haver negrito ou qualquer outra característica* na fonte.

* Por outro lado, as expressões em línguas estrangeiras que não possuem tradução para o português, devem ser destacadas em itálico.

Regimentos internos

De maneira idêntica à ABNT, algumas instituições de ensino possuem normas internas que devem ser seguidas por seus acadêmicos. A intenção é, novamente, padronizar as produções.

Em síntese, são poucas as mudanças em comparação à ABNT. Por exemplo, existem Universidades em que o número de página deve estar no rodapé.

Sendo assim, verifique se sua instituição de ensino possui regras próprias para a confecção de trabalhos. Caso contrário, utilize apenas as normas ABNT.

Formatação exigida para a citação direta longa

Uma citação direta curta faz parte do texto e, por isso, não recebe uma formatação especial. Ao contrário da citação direta longa, que recebe destaque e deve ser evidenciada.

Como consequência, sempre que você for acrescentar uma citação com mais de 3 linhas, ela deve estar formatada da seguinte forma:

  • Margem esquerda (recuo): 4 cm;
  • Tamanho da fonte: 10;
  • Uso de aspas: não deve acontecer;
  • Tipo de texto: justificado;
  • Espaçamento entre as linhas da citação: simples (1,0 cm);
  • Espaçamento entre as outras linhas do texto: 1,5 cm;
  • Referência: deve aparecer no início ou ao final da citação, com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido ou não de suas iniciais, ano da publicação e página do texto (ex.: SOBRENOME, N. D. A., 2021, p. 67 ou SOBRENOME, 2021, p. 67).

Porém, fique atento! Isso é apenas para a citação direta longa. Dessa forma, seu texto deverá continuar seguindo a primeira lista desse artigo.

Além disso, as outras características da página (margens superior, inferior e direita, número da página, etc.) devem continuar as mesmas.

Como exemplo, observe o trecho do artigo “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional”, da autora Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (2011):

exemplo de citação longa

Quando citar um vídeo do Youtube?

Você pode citar um vídeo do Youtube sempre que o tema retratado por ele for importante para o desenvolvimento de seu trabalho. Além disso, o conteúdo pode variar entre filmes, vlogs, músicas e palestras.

Como exemplo, você pode desenvolver uma tese sobre mídias sociais e selecionar vários vídeos no Youtube como exemplo. Por outro lado, também pode escolher apenas um, que aborde um assunto importante em seu meio.

Portanto, avalie bem quais são as suas possibilidades e o perfil de sua banca examinadora. Em síntese, a dica é a mesma para qualquer referência: tenha cautela em suas escolhas!

*Referência: canal da Fran Carniel

Como citar um vídeo do Youtube?

Como exemplo, considere o vídeo de Luciano Fernandes, sobre imposto de renda e investimentos:

“Apesar de muita volatilidade em 2020, a Bolsa de Valores ganhou novos investidores.” (FERNANDES, 2020)

Citação direta

O mercado financeiro passou por uma crise, mas, segundo Fernandes, 2020, “apesar de muita volatilidade em 2020, a Bolsa de Valores ganhou novos investidores.”

Citação indireta

O mercado financeiro passou por uma crise em 2020. Contudo, a Bolsa de Valores aumentou seu número de investidores. (FERNANDES, 2020).

Como colocar um vídeo do Youtube nas referências?

Durante o desenvolvimento do texto, você também deve colocar as referências, como apresentado acima. Diferença entre Citação e Referência

Porém, ao final de seu trabalho, defina as páginas de bibliografia. Dessa forma, cada referência terá sua maneira para ser inserida.

Portanto, o modelo padrão para citar um vídeo do Youtube nas páginas finais é:

SOBRENOME, Nome da pessoa (ou canal). Nome do vídeo. Youtube, data do vídeo. Disponível em: <link do vídeo>. Acesso em: data do acesso.

Ainda considerando o vídeo de Luciano Fernandes, a referência segundo a ABNT é:

FERNANDES, Luciano. Imposto de renda e os investimentos: o que saber no final do ano? Youtube, 28 dez. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=otq371PjtKU>. Acesso em: 15 jan. 2021.