Diferença entre Citação e Referência

Dentre as muitas dúvidas que costumam surgir em relação à formatação de trabalhos científicos ou acadêmicos, é a diferença entre Citação e Referência.

Você sabe qual a diferença entre estes dois elementos?

Aqui, é possível esclarecer-se sobre a diferença entre Citação e Referência.

Precisando de um TCC pronto?

Precisa formatar seu trabalho?

Serviço de escrita de Resumo

Serviço de escrita de dissertação

Fazemos seu trabalho de pesquisa

Serviços de edição e revisão

Além disto, os tipos e como formatá-las em um conteúdo científico ou acadêmico – de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Já falamos também sobre a diferença entre citação direta e indireta no artigo: https://comofazercitacao.com.br/diferenca-entre-citacao-direta-e-indireta/

banner diferença entre citação e referência bibliográfica

Citação

A Citação pode ser entendida como um elemento que confere credibilidade ao seu trabalho científico. Ou seja, se trata da reprodução de parte de um material lido e estudado para a elaboração do trabalho, assim “comprovando” o que você narra, descreve ou disserta.  

Referência

Já a Referência é mais conhecida como Referências Bibliográficas ou Bibliografia. Pela ABNT, que é a formatação mais usada no Brasil, é um elemento obrigatório em trabalhos científicos, seja TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), monografias, artigos científicos e demais conteúdos. 

A Referência costuma indicar títulos, autores, locais, edição, páginas, editoras e outras informações sobre um material consultado para a elaboração do trabalho.

Citação X Referência

Todas as citações de um trabalho científico ou acadêmico devem estar descritas nas referencias. No entanto, nem todo material consultado como referencia precisa aparecer no decorrer do trabalho.

Entendeu?

Bem, toda a citação que o autor fizer ao longo do seu trabalho, também deve contar nas referencias – incluindo dados do material, como: autor, título, data, entre outros.

Porém, o autor do trabalho pode consultar determinado material para compor a sua produção, mas não mencioná-lo ao longo do trabalho. Assim, pode apenas citar tal conteúdo no final, ou seja, na referencia (Referências Bibliográficas ou Bibliografia).

*Vídeo ótimo retirado do canal Evandro Queiróz

Tipos de Citação

De acordo com a ABNT temos, essencialmente, dois tipos de citação:

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Serviço de Escrita

Escrita de Dissertação

Trabalho de Pesquisa

Serviços para Teses

Edição e Revisão

Serviço de TCC Pronto

  • Direta: reprodução idêntica do trecho de uma obra
  • Indireta: reprodução de uma ideia de uma obra, porém, escrita com as palavras do autor (aqui, é comum que muitas pessoas confundam a Referência)

No entanto, os dois tipos de Citação contêm particularidades, que veremos adiante.

Citação Direta

Citação Direta Curta

É quando a reprodução idêntica do trecho de uma obra, ao longo do trabalho científico, possui até 3 linhas, no máximo.

Exemplos:

exemplo de citação direta curta

Ou então:

exemplo 2 citação direta curta

Perceba que a Citação direta curta deve ser escrita de acordo com o mesmo tamanho e estilo de fonte de todo o conteúdo do trabalho científico.

Além disso, costuma vir inserida ao longo do restante do texto.

Porém, o trecho citado (sempre idêntico ao original) deve vir, obrigatoriamente, entre ASPAS. Além disso, é preciso mencionar o autor, ano, página da obra consultada e citada no trabalho científico.

Atenção: jamais não mencione o autor do trecho, pois isso acusará plágio em seu trabalho.

Outro ponto que merece atenção na Citação direta curta são as seguintes situações:  

  • Citação de 2 ou 3 autores

Segundo Medeiros, Paiva e Lamenha (2012, p. 154), o Mercosul “surge da vontade dos países do Cone Sul, após o fortalecimento do regime democrático, em integrar suas economias”.

Ou então:

O Mercosul “surge da vontade dos países do Cone Sul, após o fortalecimento do regime democrático, em integrar suas economias.” (MEDEIROS; PAIVA; LAMENHA, 2012, p. 154).

  • Citação de mais de 3 autores

Em meados dos anos 80, “quando a política brasileira empreendeu o caminho do estreitamento das relações com a Argentina, a ideia do universalismo não foi abandonada […].” (VIGEVANI et al., 2008, p. 6).

Ou então:

Para Vigevani et al. (2008, p. 6), em meados dos anos 80, “quando a política brasileira empreendeu o caminho do estreitamento das relações com a Argentina, a ideia do universalismo não foi abandonada, mas ganhou novo significado”.

Atenção:

Et al: indica um autor e outros. Ao invés de mencionar todos os autores de uma citação, menciona-se apenas um, seguido pelo termo Et al.

Citação direta longa

É a reprodução do trecho de uma obra, contendo mais de 4 linhas.

A formatação da Citação direta longa é diferente, conforme a ABNT.

Veja:

  • Deve ser formatada em fonte tamanho 10
  • O recuo é de 4 cm em relação à margem esquerda
  • O espaçamento das entrelinhas deve ser simples
  • O trecho deve estar justificado
  • Entre a citação longa e o restante do texto, deve-se usar um espaçamento de 1,5 cm
  • Necessita das referências da obra

Parece complicado? Nem tanto…  

Para entender melhor, observe os exemplos:

afastamento citação direta longa

Além disso, se a Citação direta longa possuir mais de um autor, siga as mesmas regras descritas para estas situações no tópico “Citação direta curta”.

Citação Indireta

Primeiramente, vale destacar que o objetivo da Citação indireta é expressar uma ideia de maneira mais compreensível para o leitor.

Assim, conforme já foi explicado, é apresentada ao longo do trabalho científico com as palavras do autor do trabalho (não da obra consultada).

Mas, como fazer uma Citação indireta?

Bem, há algumas formatações possíveis pela ABNT. A mais usada, consiste em fazer um comentário explicativo, por exemplo, sobre a ideia de uma obra.

Exemplos de Citação indireta:

  • Em uma sociedade que se divide em classes, a ideologia que domina, de acordo com a ideologia marxista, é a ideologia da classe dominante (SOARES, 2009).
  • Soares (2009, p. 16) diz que numa sociedade que se divide em classes, a ideologia que domina, de acordo com a ideologia marxista, é a ideologia da classe dominante.

Perceba que, a Citação indireta vem ao longo do texto como a Citação direta curta. Porém, não existem ASPAS, já que não estamos transcrevendo exatamente o trecho de uma obra. 

Também, a Citação indireta precisa conter dados sobre a obra consultada e segue a mesma formatação do restante do trabalho.

Citação de Citação – Apud – Citado por

Mais um tipo de Citação, é a Citação de Citação. Este elemento também é conhecido como Apud.

Apud se trata de uma palavra do latim. Significa: perto de, junto de.

Ou seja, alguém que cita alguém, deu para entender?

Para esclarecer mais, a Citação de Citação ou o Apud, acontece quando o autor do trabalho científico ou acadêmico reproduz o que o autor de uma obra “disse”. No entanto, o autor desta obra não teve a ideia, ele se baseou na concepção de terceiros.

Além disso, o termo Apud pode ser substituído por “Citado por”.

Porém:

  • Apud: usado entre parênteses com dados da obra
  • Citado por: vem entre a citação, sem ASPAS e com o nome do autor. Depois, entre parênteses, dados da obra.

Para “clarear” ainda mais, confira o exemplo:

  • De acordo com Gough (1972, p. 59, apud NARDI, 1993, p. 94), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”
  • Segundo Gough (1972, p. 59), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear” (apud NARDI, 1993, p. 94).
  • De acordo com Gough (1972, p. 59), conforme citado por Nardi (1993, p. 94), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”

Perceba ainda que no caso da Citação de Citação a formatação exige fonte em Itálico. Já o restante da formatação, segue os parâmetros do texto do trabalho científico.

Referência

Conforme já explicado no início deste artigo, a Referência também é conhecida como Referências Bibliográficas ou Bibliografia. É elemento obrigatório pela ABNT (diferentemente das citações).

A Referência compreende todo tipo de material consultado para a produção de um trabalho: livros, artigos, reportagens, sites, manuais, etc.

Como fazer a Referência?

Em geral, a Referência deve ser expressa no trabalho científico contendo os seguintes dados e, de preferência, nesta ordem:

  • sobrenome dos autores principais
  • título da obra
  • informações do veículo de publicação (nome da revista ou periódico, volume, número, nome do site, nome do livro quando for capítulo, editora, nome e edição do congresso, etc)
  • paginação
  • ano da publicação

Obs: é possível que falte algum dado para a Referência, neste caso, o autor do trabalho científico ou acadêmico deve consultar o seu orientador ou a instituição sobre como proceder.

Para facilitar a compreensão, veja alguns exemplos:

WEBER, M. Ensaios de Sociologia. 5. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

SOARES, T. M. et al. A expectativa do professor e o desempenho dos alunos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 26, n. 1, p. 157-170, jan./mar. 2010.

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Manual para elaboração e normalização de dissertações e teses. 6. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: SiBI, 2014. (Série Manuais de Procedimentos, 5)

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Manual ABNT: regras gerais de estilos e formatação de trabalhos acadêmicos. 4 ed. rev. e ampl. São Paulo: FECAP, 2014

Por fim, a Referência é uma das últimas seções de um trabalho científico e em folha paginadas. Apenas antes dos Anexos e Apêndice.