Como Fazer Citação de Filme no seu Trabalho Acadêmico

Atualmente, o avanço tecnologia contribuiu para que o embasamento científico tenha ainda mais possibilidades. Por exemplo, você pode citar filmes em seu trabalho acadêmico, pois isso é permitido pela ABNT.

Não existe um trabalho feito do zero, sem nenhuma referência. É importante que você as use para embasar o seu posicionamento sobre um tema, de forma a negá-lo ou concordar com ele.

Dessa forma, construímos a ciência: conhecimento sobre conhecimento. Como consequência, as citações devem estar exemplificadas no decorrer do texto, e também nas páginas direcionadas para as referências bibliográficas.

O que é citação?

As citações são a reprodução de trechos de outras autorias em seu próprio trabalho. Portanto, você deverá escolher autores e frases com importância para tal. Avalie os textos originais com muita cautela!

Contudo, não existe apenas uma forma para se mencionar outro autor. Você pode citá-lo de forma direta ou indireta.

Como funciona a Citação direta

Para fazer uma citação direta, você deve repetir a frase escrita por seu autor de referência, na íntegra. Em resumo, o período deve ser literalmente copiado e colado em seu texto, sem alteração alguma.

Por outro lado, você deve tomar cuidado para acusações sobre plágio. Portanto, esse trecho deve estar em aspas. Além disso, antes ou após o período, lembre-se de mencionar o ano e a página da obra em que você extraiu o período, dando as devidas referências.

Enfim, saiba também que a citação direta pode ser curta ou longa. O que as classifica é a quantidade de linhas que esse trecho possui. Segundo as normas da ABNT, as frases com mais de 3 linhas são consideradas citações diretas longas.

Como exemplo, observe um trecho do artigo “Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05”, de Ana Claudia Balieiro Lodi (2013):

citação direta curta exemplo

Para que você conheça mais sobre as maneiras para se fazer uma citação direta, clique aqui.

O que é Citação indireta

Por outro lado, a citação indireta nada mais é que a sua interpretação sobre o que foi dito por outro autor. Por isso, preste atenção e tome cuidado com a escolha de suas palavras, pois a ideia principal desse trecho deve ser mantida!

Da mesma maneira que a citação direta, a indireta também deve estar acompanhada de suas referências (nome do autor e ano da publicação). Ao contrário da primeira opção, essa não exige o número da página.

Precisando de um TCC pronto?

Precisa formatar seu trabalho?

Serviço de escrita de Resumo

Serviço de escrita de dissertação

Fazemos seu trabalho de pesquisa

Serviços de edição e revisão

Observe como a autora Ana Claudia Balieiro Lodi utilizou a citação indireta em seu texto:

Citação indireta exemplo

Se você quer conhecer mais sobre a citação indireta, leia nosso artigo sobre o tema.

Para iniciar, lembre-se das normas ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por estabelecer o padrão de diversas produções do país. Portanto, qualquer produto brasileiro se destaca em relação aos de outras nacionalidades.

Como consequência, os trabalhos acadêmicos devem ser formatados segundo o que essas normas exigem. Logo, sempre que você for iniciar o seu texto acadêmico, ajuste as páginas do Word da maneira correta.

Em resumo, o documento deve estar configurado da seguinte forma:

  • Margem superior: 3 cm;
  • Margem inferior: 2 cm;
  • Margem esquerda: 3 cm;
  • Margem direita: 2 cm;
  • Número de página: no cabeçalho, à direita;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Tipo de texto: justificado;
  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 cm;
  • Título da página (“Introdução”, “Desenvolvimento”, etc.): letra maiúscula, em negrito e centralizado;
  • Corpo do texto: letras maiúsculas apenas no início da frase, ou em nomes próprios. Além disso, não deve haver negrito ou qualquer outra característica* na fonte.

* Contudo, existem palavras de línguas estrangeiras que não possuem tradução para o português. Nesse caso específico, elas devem ser destacadas em itálico.

Manuais internos

Assim como a ABNT, algumas instituições possuem normas internas que devem ser seguidas por seus alunos. Porém, a intenção é a mesma: padronizar as produções, para que elas se destaquem no meio científico.

Contudo, essas mudanças são mínimas em comparação à ABNT. Por exemplo, existem algumas Universidades em que a numeração da página deve aparecer na parte do rodapé.

Enfim, verifique se sua instituição de ensino possui um regimento interno para a confecção de trabalhos. Caso contrário, utilize apenas as normas da ABNT.

Formatação exigida para a citação direta longa

As citações diretas curtas fazem parte do corpo do texto e, por isso, não recebem uma formatação especial. De forma contrária à citação direta longa, que se destaca do texto e recebe tratamento especial.

Sabendo disso, sempre que você for acrescentar uma citação com mais de 3 linhas, formate-a da seguinte maneira:

  • Margem esquerda (recuo): 4 cm;
  • Tamanho da fonte: 10;
  • Uso de aspas: não deve acontecer;
  • Tipo de texto: justificado;
  • Espaçamento entre as linhas da citação: simples (1,0 cm);
  • Espaçamento entre as outras linhas do texto: 1,5 cm;
  • Referência: deve aparecer no início ou ao final da citação, com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido ou não de suas iniciais, ano da publicação e página do texto (ex.: SOBRENOME, N. D. A., 2021, p. 67 ou SOBRENOME, 2021, p. 67).

Lembre-se de que essa é uma regra apenas para a citação direta longa. Portanto, o restante de seu texto deverá continuar de forma normal. Além disso, as outras características da página (margens superior, inferior e direita, número da página, etc.) também são as mesmas.

Para ilustrar o que foi dito, observe o trecho do artigo “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional”, da autora Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (2011):

citação direta longa exemplo de espaçamento e recuo

Quando citar um filme?

Do mesmo modo que artigos científicos e livros, os filmes também podem ser utilizados como referências. Por exemplo, em um curso relacionado ao cinema e às artes visuais.

Porém, a citação de filmes não está restrita apenas a esses casos. Nesse sentido, um futuro profissional da área da saúde pode citar a humanidade de Patch Adams em seu texto.

Assim como o filme “As duas faces de um crime”, que pode ser utilizado como referência em uma tese sobre Direito.

Apesar de não ser comum, fique à vontade para adicionar filmes em seu trabalho. Contudo, não exagere! Escolha uma boa referência e aposte nela.

Como citar um filme?

Os trechos dos filmes podem ser citados de forma direta ou indireta. Como exemplo, vamos observar um trecho muito importante do filme Patch Adams:

“Se você tratar uma doença, você ganha ou você perde. Se você tratar uma pessoa, eu garanto, você vai ganhar, não importa o resultado.”

Citação direta de filme

Portanto, olhe para o paciente com amor, pois “se você tratar uma pessoa, eu garanto, você vai ganhar, não importa o resultado” como no filme sobre Patch Adams, 1998.

Citação indireta de filme

Os profissionais tratam pessoas, e não doenças. Dessa forma, os ganhos serão contínuos, independente do resultado obtido. (PATCH, Adams, 1998).

Como colocar um filme nas referências?

Além de ser referenciado no corpo do texto, como nos exemplos acima, um filme também devem aparecer nas páginas finais. O modelo padrão é:

NOME do filme. Direção: Nome do diretor. Produção de nome do produtor. Local (cidade ou país): Distribuidora do filme, ano de lançamento. Mídia na qual acessou o filme.

Como exemplo, observe:

PATCH Adams – O Amor é Contagioso. Direção: Tom Shadyac. Produção de Mike Farrell. Estados Unidos: Universal, 1998. DVD.

Referência: Prof. Dr. Ivan Guedes

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Serviço de Escrita

Escrita de Dissertação

Trabalho de Pesquisa

Serviços para Teses

Edição e Revisão

Serviço de TCC Pronto