É muito importante que você tenha uma lista de referências durante a confecção de seu trabalho acadêmico. Por exemplo, você pode citar o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para alguns dados importantes.
Sendo assim, você pode perceber que é muito difícil – para não dizer impossível – que um trabalho seja feito do zero. Durante sua tese, você pode concordar ou não com outros autores, desde que comprove o seu posicionamento.
Em outras palavras, a ciência caminha assim: conhecimento afirmando (ou derrubando) conhecimento. É um processo antigo e cada vez mais frequente, pois atualmente os estudos estão frequentes.
O que é citação?
Você faz uma citação quando reproduz alguns trechos de outras autorias em seu próprio trabalho. Portanto, avalie cada uma de suas referências com muita cautela! Lembre-se de você escolher autores e frases com importância para tal.
Por outro lado, não existe apenas uma forma para se fazer uma menção de outro autor. Logo, você poderá citá-lo de forma direta ou indireta.
Citação direta
Se você optar pela citação direta, repita a frase escrita por seu autor de referência, na íntegra. Em resumo, o período deve ser literalmente copiado e colado em seu texto, sem alteração alguma.
Contudo, você deve tomar cuidado para acusações sobre plágio. Sendo assim, esse trecho deve estar em aspas. Além disso, antes ou após o período, lembre-se de mencionar o ano e a página da obra em que você extraiu o período, dando as devidas referências.
Por fim, saiba também que a citação direta pode ser curta ou longa. O que as difere é a quantidade de linhas que cada trecho possui. De acordo com as normas da ABNT, as frases com mais de 3 linhas são consideradas citações diretas longas. Diferença entre Citação Direta Curta e Longa: exemplos, ABNT e dicas
Como exemplo, veja o trecho do artigo “Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05”, de Ana Claudia Balieiro Lodi (2013):
Para que você conheça mais sobre as maneiras para se fazer uma citação direta, clique aqui.
Citação indireta
Por outro lado, a citação indireta nada mais é que a sua interpretação sobre o que foi dito por outro autor. Portanto, preste atenção e tome cuidado com a escolha de suas palavras, pois a ideia principal desse trecho deve ser mantida!
Da mesma maneira que a citação direta, a indireta também deve estar acompanhada de suas referências (nome do autor e ano da publicação). Ao contrário da primeira opção, essa não exige o número da página. Diferença entre Citação Direta e Indireta
Preste atenção sobre a forma que a autora Ana Claudia Balieiro Lodi utilizou a citação indireta em seu texto:
Se você quer conhecer mais sobre a citação indireta, leia nosso artigo sobre o tema.
Antes de mais nada, lembre-se das normas ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a organização responsável por estabelecer o padrão de diversos produtos do país. Portanto, as produções brasileiras se destacam em relação às de outras nações.
Por consequência, os trabalhos acadêmicos devem ser formatados segundo o que a ABNT rege. Logo, sempre que você for iniciar o seu texto acadêmico, ajuste as páginas do Word da maneira correta.
Em resumo, o documento deve estar configurado da seguinte forma:
- Margem superior: 3 cm;
- Margem inferior: 2 cm;
- Margem esquerda: 3 cm;
- Margem direita: 2 cm;
- Número de página: no cabeçalho, à direita;
- Fonte: Arial ou Times New Roman;
- Tamanho da fonte: 12;
- Tipo de texto: justificado;
- Espaçamento entre as linhas: 1,5 cm;
- Título da página (“Introdução”, “Desenvolvimento”, etc.): letra maiúscula, em negrito e centralizado;
- Corpo do texto: letras maiúsculas apenas no início da frase, ou em nomes próprios. Além disso, não deve haver negrito ou qualquer outra característica* na fonte.
* Contudo, existem palavras de línguas estrangeiras que não possuem tradução para o português. Nesse caso específico, elas devem ser destacadas em itálico.
Manuais internos
Assim como a ABNT, algumas instituições possuem normas internas que devem ser seguidas por seus alunos. Porém, a intenção é a mesma: padronizar as produções, para que elas se destaquem no meio científico.
Contudo, essas mudanças são mínimas em comparação à ABNT. Por exemplo, existem algumas Universidades em que a numeração da página deve aparecer na parte do rodapé.
Enfim, verifique se sua instituição de ensino possui um regimento interno para a confecção de trabalhos. Caso contrário, utilize apenas as normas da ABNT.
Formatação exigida para a citação direta longa
As citações diretas curtas fazem parte do corpo do texto e, por isso, não recebem uma formatação especial. De forma contrária à citação direta longa, que se destaca do texto e recebe tratamento especial.
Sabendo disso, sempre que você for acrescentar uma citação com mais de 3 linhas, formate-a da seguinte maneira:
- Margem esquerda (recuo): 4 cm;
- Tamanho da fonte: 10;
- Uso de aspas: não deve acontecer;
- Tipo de texto: justificado;
- Espaçamento entre as linhas da citação: simples (1,0 cm);
- Espaçamento entre as outras linhas do texto: 1,5 cm;
- Referência: deve aparecer no início ou ao final da citação, com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido ou não de suas iniciais, ano da publicação e página do texto (ex.: SOBRENOME, N. D. A., 2021, p. 67 ou SOBRENOME, 2021, p. 67).
Lembre-se de que essa é uma regra apenas para a citação direta longa. Portanto, o restante de seu texto deverá continuar de forma normal. Além disso, as outras características da página (margens superior, inferior e direita, número da página, etc.) também são as mesmas.
Para ilustrar o que foi dito, observe o trecho do artigo “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional”, da autora Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (2011):
Quando citar o IBGE?
Por exemplo, você pode citar o IBGE quando for escrever sobre a expectativa de vida dos brasileiros. Além disso, existem muitos dados disponíveis na página oficial do IBGE. (link: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/todos-os-produtos-estatisticas.html)
Com certeza, você pode usar algum deles para enriquecer o seu texto. Observe algumas opções:
- Tese sobre administração: As Micro e Pequenas Empresas Comerciais e de Serviços no Brasil (link: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/outras-estatisticas-economicas/9123-as-micro-e-pequenas-empresas-comerciais-e-de-servicos-no-brasil.html)
- Trabalho sobre turismo no Brasil: Economia do Turismo (link: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/turismo/9081-economia-do-turismo.html)
- Pesquisa sobre a área da saúde: Indicadores Sociodemográficos e de Saúde no Brasil (link: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9336-indicadores-sociodemograficos-e-de-saude-no-brasil.html)
Além desses, existem várias outros dados obtidos através de censos e pesquisas do IBGE. Dessa forma, seu trabalho poderá ter dados reais e disponibilizados pelo renomado Instituto Brasileiro.
Como citar o IBGE?
Da mesma maneira que qualquer citação, o IBGE pode ser mencionado de forma direta ou indireta. Como exemplo, observe um trecho retirado dos “Indicadores Sociodemográficos e de Saúde no Brasil”.
Veja exemplos de citação de gráficos, imagens e tabelas do IBGE:
Exemplo de Citação Direta Curta
Todas as crianças devem ser registradas em cartório, uma vez que, segundo o IBGE (2009) “os dados de nascimentos oriundos da pesquisa Estatísticas do Registro Civil retratam importante questão relacionada à cidadania no Brasil.”
Exemplo de Citação Indireta
Uma das formas para se estudar a cidadania no país é através dos registros de nascimentos em cartórios (IBGE, 2009).
Como colocar o IBGE nas referências?
Além das referências durante o texto, você deve citá-las ao final de seu trabalho. Para isso, separe as últimas páginas para listar cada uma das obras e publicações utilizadas.
Como modelo padrão, você colocar o IBGE nas referências como:
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nome da pesquisa: subtítulo (se houver). Local de publicação. Ano de publicação. Local (cidade ou estado) de onde os dados foram retirados, volume (se houver), número da página (se houver alguma específica). Diferença entre Citação e Referência
Agora, observe como os dados extraídos dos “Indicadores Sociodemográficos e de Saúde no Brasil” devem ser referenciados:
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores Sociodemográficos e de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro. 2009. Brasil, p. 11.