Como Citar Capítulo de Livro: normas ABNT, exemplos e dicas

A maioria dos alunos que estão desenvolvendo um trabalho de conclusão de curso (TCC), uma monografia ou uma dissertação possui dificuldades. Como exemplo, a forma correta para se citar um capítulo de livro.

As citações são muito importantes para o desenvolvimento de um trabalho acadêmicos. Através de seu uso, você poderá apresentar uma tese embasada e com evidências.

Existem diversas obras que podem ser citadas e a mais antiga delas são os livros. Para que você possa citar um capítulo de livro, se atente às nossas dicas!

Precisando de um TCC pronto?

Precisa formatar seu trabalho?

Serviço de escrita de Resumo

Serviço de escrita de dissertação

Fazemos seu trabalho de pesquisa

Serviços de edição e revisão

O que é citação?

Em resumo, as citações são a inserção de trechos de outra autoria em seu trabalho. Sendo assim, você deverá escolher autores relevantes em seu meio e para o tema. Diferença entre Citação Direta e Indireta

Contudo, não existe apenas uma maneira para se realizar uma citação.

Aprenda a fazer uma citação direta

Fazer uma citação direta significa que você vai escrever, na íntegra, o que foi mencionado por outro autor. Sendo assim, a frase deve ser literalmente copiada e colada, do texto original para o seu.

Porém, para que você não seja acusado de plágio, esse trecho deve estar em aspas. Antes ou após o período, lembre-se de mencionar o ano e a página da obra em que você extraiu o período.

Além disso, saiba que a citação direta pode ser curta ou longa. O que vai determinar essa classificação é a quantidade de linhas que o trecho possui. Dessa forma, frases com mais de 3 linhas são consideradas citações diretas longas. Diferença entre Citação Direta Curta e Longa: exemplos, ABNT e dicas

Como exemplo, observe um trecho do artigo “Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto n0 5.626/05”, de Ana Claudia Balieiro Lodi (2013):

citação direta

Para que você conheça mais sobre as maneiras para se fazer uma citação direta, clique aqui.

Veja como fazer uma citação indireta

Por sua vez, a citação indireta consiste na interpretação do que foi dito por outro autor. Sendo assim, tome cuidado com a escolha de suas palavras, pois a ideia principal desse trecho não deve ser mudada!

Da mesma forma que a citação direta, a indireta também deve ser acompanhada de suas referências (nome do autor e ano da publicação). Porém, ao contrário da primeira opção, essa não exige que o número da página seja inserido.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Serviço de Escrita

Escrita de Dissertação

Trabalho de Pesquisa

Serviços para Teses

Edição e Revisão

Serviço de TCC Pronto

Observe como a autora Ana Claudia Balieiro Lodi utilizou a citação indireta em seu texto:

citação indireta

Se você quer conhecer mais sobre a citação indireta, leia nosso artigo sobre o tema.

Em primeiro lugar, lembre-se das normas ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pela padronização de diversas produções do país. Sendo assim, qualquer produto brasileiro se destaca em relação aos de outras nacionalidades.

Como consequência, os trabalhos acadêmicos devem ser formatados segundo o que as normas ABNT exigem. Logo, sempre que for iniciar o seu texto acadêmico, ajuste as páginas do Word da maneira correta.

Em resumo, o documento deve estar configurado da seguinte maneira:

  • Margem superior: 3 cm;
  • Margem inferior: 2 cm;
  • Margem esquerda: 3 cm;
  • Margem direita: 2 cm;
  • Número de página: no cabeçalho, à direita;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Tipo de texto: justificado;
  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 cm;
  • Título da página (“Introdução”, “Desenvolvimento”, etc.): letra maiúscula, em negrito e centralizado;
  • Corpo do texto: letras maiúsculas apenas no início da frase, ou em nomes próprios. Além disso, não deve haver negrito ou qualquer outra característica* na fonte.

* Contudo, existem palavras de línguas estrangeiras que não possuem tradução para o português. Nesse caso específico, elas devem ser destacadas em itálico.

Manuais internos

Da mesma forma que a ABNT, algumas instituições possuem normas internas que devem ser seguidas por seus alunos. A intenção é a mesma: padronizar as produções, para que elas se destaquem no meio científico.

Porém, as mudanças são mínimas em comparação à ABNT. Por exemplo, existem Universidades em que a numeração da página deve aparecer na parte do rodapé.

Portanto, verifique se sua instituição de ensino possui um regimento interno para a confecção de trabalhos. Caso contrário, utilize apenas as normas da ABNT.

Formatação exigida para a citação direta longa

As citações diretas curtas fazem parte do corpo do texto e, por isso, não recebem uma formatação especial. Ao contrário da citação direta longa, que se destaca do texto e recebe tratamento especial.

Sabendo disso, sempre que você for acrescentar uma citação com mais de 3 linhas, formate-a da seguinte maneira:

  • Margem esquerda (recuo): 4 cm;
  • Tamanho da fonte: 10;
  • Uso de aspas: não deve acontecer;
  • Tipo de texto: justificado;
  • Espaçamento entre as linhas da citação: simples (1,0 cm);
  • Espaçamento entre as outras linhas do texto: 1,5 cm;
  • Referência: deve aparecer no início ou ao final da citação, com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido ou não de suas iniciais, ano da publicação e página do texto (ex.: SOBRENOME, N. D. A., 2021, p. 67 ou SOBRENOME, 2021, p. 67).

Lembre-se de que essa é uma regra apenas para a citação direta longa. Portanto, o restante de seu texto deverá continuar de forma normal. Além disso, as outras características da página (margens superior, inferior e direita, número da página, etc.) também são as mesmas.

Para ilustrar o que foi dito, observe o trecho do artigo “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional”, da autora Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (2011):

uma citação direta longa

Quando citar um capítulo de livro?

Atualmente, as referências mais comuns são os artigos encontrados nas bases de dados eletrônicos. Porém, ainda existem livros clássicos em cada uma das áreas e que merecem sua atenção.

Por exemplo, é muito difícil que você faça um trabalho sobre Patologia Oral e não cite o autor Brad Neville.

Dessa forma, mesmo que você tenha um bom acervo de artigos eletrônicos, considere utilizar um livro. A banca examinadora perceberá que você reconhece a importância dos clássicos e, com certeza, te fará elogios.

Vídeo do canal: Guia da Monografia

Como citar um capítulo de livro?

No decorrer do teto, você deverá escolher a melhor forma para fazer uma citação. Ainda considerando o livro “Patologia Oral e Maxilofacial” de Brad Neville, observe os exemplos abaixo, que têm como base o seguinte trecho:

Exemplo de citação de libro

Sendo assim, uma forma para se fazer uma citação direta do livro seria:

A doença é conhecida como Síndrome de Sjögren e “envolve principalmente as glândulas salivares e lacrimais”. (NEVILLE, 2009, p. 469)

Por outro lado, você também pode optar por fazer uma citação indireta:

Como relatado por Neville (2009, p. 469), a Síndrome de Sjögren afeta as glândulas responsáveis pela saliva e pelas lágrimas.

Como colocar o capítulo de livro nas referências

Colocar uma referência em seu trabalho não significa apenas utilizá-la no corpo do texto. Sendo assim, saiba como citar um capítulo de livro no início e ao final de sua tese. Diferença entre Citação e Referência

Durante o texto

Da mesma forma que os exemplos do tópico anterior, o capítulo do livro não deve aparecer durante o texto, seja numa citação direta ou indireta.

Porém, se o autor do livro não for o mesmo que o do capítulo, a forma correta para se colocar as referências é:

(SOBRENOME DO AUTOR O LIIVRO; SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, ANO DA PUBLICAÇÃO), como por exemplo em um livro hipotético: (SOUZA; SILVA, 2020)

Como o livro de Brad Neville foi escrito pelo próprio, não houve a necessidade de se colocar as referências dessa forma.

Ao final do texto (referência bibliográfica)

Em relação às páginas finais, que são destinadas a todas as referências bibliográficas, existem diferenças. As referências básicas de um livro, sem considerar os capítulos, devem seguir o modelo:

SOBRENOME, Nome do autor. Nome do livro. Número da edição. Cidade da publicação: Nome da Editora, ano da publicação.

Em relação ao livro de Brad Neville, sua referência é:

NEVILLE, B. W. Patologia Oral e Maxilofacial. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Por outro lado, você também pode apontar o capítulo que usou. Sendo assim, o padrão é:

SOBRENOME, Nome do autor. Nome do livro. In:_____. Nome do capítulo. Número da edição. Cidade da publicação: Nome da Editora, ano da publicação. Páginas do capítulo.

Perceba que a diferença está no “In:”. Portanto, se o autor do livro e do capítulo forem o mesmo, esse espaço não será preenchido. Como exemplo, observe:

NEVILLE, B. W. Patologia Oral e Maxilofacial. In:_____. Patologia das Glândulas Salivares. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 455-473.

Contudo, caso o autor do capítulo não seja o mesmo que o do livro, considere o nosso exemplo hipotético:

SOUZA, A. B. Livro do Exemplo. In: SILVA, C. D. Como citar capítulo de livro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora ABC, 2021. p. 4-7.