APUD: como usar, ABNT, quando usar e exemplos

A princípio, esse termo parece ser complicado. Porém, “apud” nada mais é que uma expressão latina que significa citar uma citação. Sendo assim, podemos traduzi-la como “citado por”.

Em outras palavras, você vai citar o que um primeiro autor disse sobre um segundo. Dessa maneira, fica claro para o leitor que você não teve acesso ao texto desse segundo autor. E que, ainda assim, considera o texto importante para o desenvolvimento de sua tese.

Apesar de alguns examinadores não gostarem da inserção do apud, a ABNT permite seu uso. Inclusive, você deverá usar a expressão no texto, de forma a destacar que está fazendo uma citação de outra citação.

Precisando de um TCC pronto?

Precisa formatar seu trabalho?

Serviço de escrita de Resumo

Serviço de escrita de dissertação

Fazemos seu trabalho de pesquisa

Serviços de edição e revisão

Antes de tudo, lembre-se da formatação básica

De modo a contextualizar, saiba que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) padroniza uma série de produções do país.

Dessa maneira, qualquer produto brasileiro se destaca em relação a outros. Portanto, os trabalhos acadêmicos devem ser formatados seguindo as normas ABNT.

Sabendo disso, sempre que for iniciar o seu texto acadêmico, ajuste a página do Word de acordo com as exigências. De forma direta, o documento deve estar configurado da seguinte maneira:

  • Margem superior: 3 cm;
  • Margem inferior: 2 cm;
  • Margem esquerda: 3 cm;
  • Margem direita: 2 cm;
  • Número de página: no cabeçalho, à direita;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Tipo de texto: justificado;
  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 cm;
  • Título da página (“Introdução”, “Desenvolvimento”, etc.): letra maiúscula, em negrito e centralizado;
  • Corpo do texto: letras maiúsculas apenas no início da frase, ou em nomes próprios. Além disso, não deve haver negrito ou qualquer outra característica* na fonte.

*Por outro lado, as expressões em línguas estrangeiras que não possuem tradução para o português, devem ser destacadas em itálico.

Observação Importante: sempre pegue informações com o seu orientador, só ele poderá lhe ajudar a seguir as normas estabelecidas pela sua instituição.

Regimentos internos

Bem como a ABNT, algumas instituições possuem normas internas que devem ser seguidas por seus alunos. A intenção é a mesma: padronizar as produções.

Na verdade, são poucas as mudanças em comparação à ABNT. Por exemplo, existem Universidades em que a numeração da página deve aparecer na parte do rodapé.

Logo, verifique se sua instituição de ensino possui um manual interno para a confecção de trabalhos. Se não, utilize apenas as normas ABNT.

Quando usar o apud?

Ao mesmo tempo que o apud é aceito pela ABNT, algumas bancas não apreciam a utilização desse recurso. Ou seja, utilize-o com cautela em trabalhos de conclusão de curso (TCCs), monografias e dissertações.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Serviço de Escrita

Escrita de Dissertação

Trabalho de Pesquisa

Serviços para Teses

Edição e Revisão

Serviço de TCC Pronto

Por outro lado, em relação aos artigos científicos, a recomenda-se que o apud não seja utilizado. Em síntese, um pesquisador deve ir a fundo em suas referências. Pois, segundo as revistas científicas, o trabalho deve fornecer credibilidade.

Enfim, o apud deve ser utilizado com cautela, seja qual for o seu trabalho. Sempre que você for citar uma citação, utilize a expressão para sinalizar. No geral, existem dois cenários que envolvem seu uso.

*Vídeo retirado do canal Revisores de ABNT

Exemplos de APUD

exemplos de APUD
exemplo de citação APUD
exemplos de citação de citação APUD

Você não encontrou a obra original

Durante a confecção de seu trabalho, você pode procurar por uma referência importante e não a encontrar. Isso é comum, pois alguns trabalhos não são acessíveis. Dessa forma, uma opção válida é fazer o uso do apud.

Assim, seu texto terá a informação necessária. Porém, perceba que o autor de referência será o que citou, e não o que afirmou inicialmente.

Você confia na percepção do autor que fez a citação

Em todos as áreas, existem autores renomados que citam seus colegas. Além disso, durante a confecção de um trabalho, pode ser que você renuncie a uma leitura em prol de outra.

Sendo assim, se seu autor de confiança citar outro, você pode fazer o uso do apud. O leitor entenderá que você não checou a obra original, mas que confia na informação, a ponto de colocá-la em seu texto.

Como usar o apud?

De acordo com os cenários apresentados no item anterior, você decide sobre o uso do apud. Saiba que a banca examinadora pode contestar, mas se não houver outra forma, faça da maneira correta.

Em primeiro lugar, você deve selecionar a citação em questão. Por exemplo, no artigo “Perfil do Professor Da Educação Básica”, de Marina Regina V. de Carvalho, a autora cita o seguinte trecho:

mais um exemplos de APUD

Sendo assim, a autora citou a tese de André, M. A. (2009, p. 51). Agora, vamos supor que você não encontre a obra original que ou confie no que Marina expôs em seu artigo.

De antemão, saiba que existem duas maneiras de fazer uma citação: direta e indireta. Sua escolha deve levar em conta seu modelo de escrita e, principalmente, o sentido do texto.

Para que você cite de forma direta o que André disse, com base no texto de Marina, observe que existem duas maneiras:

Pois, “conhecer de perto quem é o professor […] parece-nos não só relevante, mas fundamental para que se possa delinear estratégias efetivas de formação. Aproximar-se das práticas dos professores, adentrar o cotidiano de seu trabalho é, sem dúvida, imprescindível para que se possa pensar, com eles, as melhores formas de atuação na busca de uma educação de qualidade para todos.”  (André, M. A., 2009, p. 51 apud Carvalho, M. R. V., 2018, p. 8)

Pois, segundo André, M. A., 2009, p. 51, “conhecer de perto quem é o professor […] parece-nos não só relevante, mas fundamental para que se possa delinear estratégias efetivas de formação. Aproximar-se das práticas dos professores, adentrar o cotidiano de seu trabalho é, sem dúvida, imprescindível para que se possa pensar, com eles, as melhores formas de atuação na busca de uma educação de qualidade para todos.”  (Apud Carvalho, M. R. V., 2018, p. 8)

Sob o mesmo ponto de vista, caso você opte por uma citação indireta, também existem duas formas:

Segundo André, M. A. (2009, p. 51 apud Carvalho, M. R. V., 2018, p. 8), nós devemos conhecer os professores e suas práticas. Além disso, devemos entrar em seus cotidianos. É através desses hábitos que poderemos, juntos, pensar nas melhores formas de atuação em busca de uma educação de qualidade para todos.

Segundo André, M. A. (2009, p. 51), conforme citado por Carvalho, M. R. V. (2018, p. 8), nós devemos conhecer os professores e suas práticas. Além disso, devemos entrar em seus cotidianos. É através desses hábitos que poderemos, juntos, pensar nas melhores formas de atuação em busca de uma educação de qualidade para todos.

Como referenciar o apud?

Por fim, após fazer o uso do apud em seu trabalho, você deve finalizar as referências bibliográficas. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o texto original não deve constar na lista de referências.

Como resultado, vamos, de novo, considerar o artigo “Perfil do Professor Da Educação Básica”, de Marina Regina V. de Carvalho. A referência para esse trabalho deve aparecer como: CARVALHO, M. R. V. Perfil do Professor Da Educação Básica. Inep: Série Documental – Relatos de Pesquisa. Brasília, v. 41, 67 p. 2018.