Como citar mais de um autor no TCC

Fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dentro das normas da ABNT (a Associação Brasileira de Normas Técnicas) pode parecer confuso e difícil para muita gente. Qualquer texto acadêmico precisa estar dentro dos padrões para manter a coerência do texto científico dentro do ambiente universitário.

A ABNT é um órgão cuja função é administrar a normalização técnica no Brasil, em diversos setores. A entidade é fundadora da Organização Internacional de Normalização (ISO), que converge todos os órgãos de normas técnicas do mundo.

Por mais que muita gente acha chato enquadrar o TCC nas normas da ABNT, ela tem a função de padronizar a forma como os textos acadêmicos são estruturados. De certa forma, isso contribui para reduzir os riscos de falhas na interpretação dos avaliadores desses trabalhos.

Uma das dúvidas mais comuns em relação ao trabalho acadêmico é como citar mais de um autor no TCC. Venha comigo que vou te explicar como é fácil fazer isso!

Como é a citação de autor pela ABNT?

Em primeiro lugar, existem duas formas de citação de textos acadêmicos: a citação direta e a citação indireta.

Na citação direta, o autor do TCC traz um trecho do texto citado, fazendo uma cópia literal e dando o crédito ao autor original. Desta forma, o autor do TCC pode transcrever:

  • Decretos
  • Regulamentos
  • Leis
  • Fórmulas científicas
  • Trechos de obras.

Com a citação direta, o trecho citado é colocado entre aspas ou, quando tiver mais de três linhas, é posicionado abaixo do parágrafo, a 4 cm à direita da publicação e sem necessidade de aspas.

Já a citação indireta, o autor do TCC traz o pensamento ou a explicação de outra obra, colocando a referência do autor citado. 

Desta forma, ao fazer a citação de um autor, o nome dele deve estar fora de parênteses trazendo seu sobrenome + (Ano, página). Confira o exemplo:


Silva (2020, p. 50) afirma que: “…a transparência é sempre melhor do que a mentira”.

Caso o nome do autor venha após a citação, deve ser feito da seguinte maneira:

“…a transparência é sempre melhor do que a mentira” (SILVA, 2020, p. 50).

Precisando de um TCC pronto?

Precisa formatar seu trabalho?

Serviço de escrita de Resumo

Serviço de escrita de dissertação

Fazemos seu trabalho de pesquisa

Serviços de edição e revisão

Mas como citar mais de um autor no TCC?

Se você achou fácil fazer citação de um autor, saiba que muitos não têm certeza de como fazer para citar mais de um autor. Porém, o raciocínio é o mesmo.

Para citar dois autores, basta colocar o sobrenome dos mesmos acompanhados do ano da publicação e da página. Confira no exemplo:

Como afirma Silva e Araújo (2021, p.100), “Nem sempre a arte imita a vida”.

Porém, se o texto vier primeiro, a citação muda de desenho, confira: “Nem sempre a arte imita a vida” (SILVA e ARAÚJO, 2021, p. 100).

Se a obra citada possuir 3 autores, os três sobrenomes deverão estar na citação em ordem, segue o exemplo: “Tudo na vida pode valer a pena, menos uma coisa…” (SILVA, ARAÚJO, PEREIRA, 2021, p. 15).

exemplo para citar mais de um autor

No caso de 4 autores ou mais, a regra muda. A citação ganha um novo contorno: apenas o primeiro autor terá seu sobrenome na citação acompanhado da expressão latina et. al. Confira no exemplo abaixo:

“Nada se compara à beleza artística quando a mesma consegue imprimir o sentimento do autor” (SILVA et. al. 2019, p. 65).

exemplo de et al

Viu como é fácil? Qualquer dúvida sobre como citar mais de um autor no TCC, é só entrar no site da ABNT e conferir as normas da entidade.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Serviço de Escrita

Escrita de Dissertação

Trabalho de Pesquisa

Serviços para Teses

Edição e Revisão

Serviço de TCC Pronto