O elemento Op. Cit. não é muito comum de ser encontrado na maioria dos trabalhos. No entanto, em artigos científicos ou teses de mestrado ou de doutorado, por exemplo, ele é mais utilizado.
O que é Op. Cit.?
Op. Cit. se trata de uma expressão que entra no sistema de referências numéricas, de acordo com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).
Ainda assim, muita gente tem dúvidas de como e quando usar o Op. Cit. Mas, aqui você entenderá melhor, por meio de uma linguagem simples e com alguns exemplos.
Mas, o que significa Op. Cit.?
O Op. Cit. é uma derivação de outros dois termos do latim:
- Opus citatum
- Opere citato.
Ambos significam “a obra citada”. Ou, então, “da obra citada”.
Além disso, o Op. Cit. é aplicado em Referências Bibliografias (ou Bibliografia). No caso em que citamos obras já mencionadas no trabalho.
Como utilizar usar o Op. Cit.
O Op. Cit. é usado, de acordo com a ABNT, para evitar a repetição em demasia de referências de obras. Isto porque, a repetição tende a tornar a leitura de um trabalho acadêmico sem fluidez, além de cansativa.
Portanto, para não mencionar várias vezes uma obra já mencionada no trabalho, usa-se o elemento Op. Cit.
Além disso, vale ressaltar que o mais recomendado e usual é mencionar o Op. Cit. em notas de rodapé.
Veja os exemplos:
8 ADORNO, 1996, p. 38.
9 GARLAND, 1990, p. 42-43.
10 ADORNO, op. cit., p. 40.
Como fazer notas de rodapé (op. cit.) no Word
*Fonte: Prof. Dr. Ivan GuedesOp. Cit., Idem e Ibidem
Existe uma diferença e, às vezes, confusão entre os elementos Op. Cit, Idem e Ibidem.
Sobre o Op. Cit. já esclarecemos o que significa, quando e como usar no trabalho científico ou acadêmico.
Para esclarecer, então, preste atenção:
- Idem: indica “mesmo autor”. Além disso, a sua abreviação é id, de acordo com a ABNT. Este termo é empregado no texto sempre que a citação subsequente é originada de uma obra que tem a mesma autoria da citação anterior, certo?
Também costuma ser expressa por meio de notas de rodapé.
Exemplo:
3 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1989, p. 9.
4 Id., 2000, p. 19.
- Ibidem: se trata de um elemento que indica “na mesma obra”. Já a sua abreviação é ibid – de acordo com a ABNT. O Ibidem é empregado quando a citação subsequente tem origem na mesma obra da citação anterior.
Também costuma ser expressa por meio de notas de rodapé.
Exemplo:
3 DURKHEIM, 1925, p. 176.
4 Ibid., p. 190.
ABNT
Para relembrar, vamos falar um pouco sobre a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ABNT se trata de uma entidade sem fins lucrativos, embora privada, que determina as normatizações de trabalhos científicos e acadêmicos, a fim de padronizar.
A maioria das instituições de ensino, pesquisa e que produzem materiais científicos e acadêmicos, no Brasil, tem a ABNT como referência para a normatização de materiais.
A ABNT, por sua vez, estuda e, assim, sugere e propõe formas de sistematizar processos. No caso, podem ser processos ou materiais de cunho acadêmico, mas também: industrial, tecnológico, de produção, entre outros.
Portanto, ao contrário do que muita gente pensa, a ABNT não cria apenas regras para dificultar a formatação e conclusão de trabalho de caráter científico ou acadêmico. Mas, sim, estuda e cria normas, para que todo o tipo de produção brasileira possa ser apresentado e reconhecido nacional e internacionalmente, certo?
Além disso, um dos principais o objetivo da ABNT é transformar cada processo em uma forma de reprodução padronizada. E isto é algo fundamental, que evita erros. Assim, tornar o conhecimento mais acessível para a maior parte da sociedade, por meio de informações padronizadas e mais precisas tanto de entendimento quanto de como fazer.
E se a ABNT não existisse?
Pense… caso a ABNT não existisse e não existissem as normas técnicas, cada pessoa concluiria um conteúdo acadêmico ou científico de uma maneira. Imagine para entender? Ou pior: como o Brasil poderia ser reconhecido no meio da pesquisa e ciência? Impossível, não é mesmo?